A discussão em torno do tema saúde mental instaurou-se nos meios de comunicação — dos periódicos mais tradicionais às mídias sociais — nos últimos anos, sobretudo após a eclosão da pandemia de covid-19. Diante disso, fala-se cada vez mais sobre a importância do processo de terapia.
Aliás, o número de pessoas que têm buscado este tipo de apoio cresceu consideravelmente. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), colhidos após o início da pandemia, mostraram que médicos psiquiatras perceberam um aumento de 47,9% em seus atendimentos.
É preciso destacar também um dado já amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, mas que não deixa de surpreender. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina. Assim como o segundo país com maior índice de depressão do continente.
A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sejam acometidas por este transtorno.
Trata-se de um estado associado a sentimentos de incapacidade, irritabilidade, pessimismo, isolamento, baixa autoestima, tristeza e, até mesmo, déficit cognitivo.
O fato é que o processo de terapia — que, assim como qualquer outro tipo de tratamento, deve seguir recomendações médicas — é bastante empregado para ajudar os pacientes a atravessarem transtornos ligados à saúde mental.
Neste artigo, trataremos sobre o que é terapia, quais os seus benefícios e como procurar este tipo de suporte. Continue a leitura e confira!